Será que já perdemos o timing?
- Matheus Contador Soares
- Oct 8, 2025
- 1 min read
Se você demoniza a Inteligência Artificial, ainda não a compreendeu como ferramenta. Porém, se você é devoto da Inteligência Ariticial como redentora de nossos "trabalhos sujos", ainda não a compreendeu como ferramenta.
Pois é. Em qualquer extremo você está perdido. Tanto no ponto de vista profissional, quanto pessoal. Explico:
- Profissional: você pensa que ela está acabando com empregos ou gerando novos empregos. Analisando friamente, pode ser um ou o outro, mas o "buraco é mais fundo". O que estamos pensando como "tecnologia avançada" e "inovação", está nos levando a um poço de falta de pensamento crítico e reflexões verdadeiras.
- Pessoal: você pensa que está aprendendo mais com as coisas do dia a dia. Analisando friamente, pode ser, mas a queda é mais dolorosa. O que estamos usando como nosso novo mentor, professor e/ou psicólogo, demonstrou interesses tortuosos em algumas situações.
Segundo a OMS, há 13 profissionais de saúde mental para cada 100 mil pessoas no mundo. Isso faz com que pessoas que necessitam de tal auxílio, busquem saídas mais práticas e baratas. São mais de 20 milhões de conversas com a IA sobre a saúde mental. Bacana, né? Não! Há casos de suicídio - supostamente (dizem eles) - incentivados pelas ferramentas.
Acha que estou mentindo? Dá uma olhadinha nessas notícias:
Pois bem. Chegou - ou já passou - a hora de ficarmos alertas. Pode ser um caminho sem volta. Se já não é...



Comments