O CLIENTE QUER (E DEVE) OUVIR O ÓBVIO!
- Matheus Contador Soares
- Aug 7, 2025
- 1 min read
"Por que vou explicar o processo da campanha de conversão? É claro que vai ser promocional!" Pois, então... para nós - profissionais de marketing - pode parecer óbvio, mas para o mundo, não é.
Por muitos anos eu falhei miseravelmente nesse ponto. Eu, com as melhores intenções, não queria "incomodar" o cliente com explicações obvias, não queria "encher linguiça" com medo de ser mal visto pelo mercado, ou - até mesmo - não queria explicar coisas simples para não parecer "bobo". Enfim, erro grave. As pessoas que estão ao nosso redor não sabem (ou não tem tanta intimidade) os conceitos, aplicações e avaliações que temos, assim como nós também não sabemos o que eles sabem. Curioso, não é? Pois é. Aqui está a necessidade (ainda mais nos dias de hoje) em falar o obvio.
Seu trabalho mais simples - e mais obvio - pode ser o valor que brilha os olhos do cliente. O cliente quer saber o obvio, e - indo além - deve saber o obvio. Os processos de atendimento, estratégia, implementação, análise e avaliação devem ser explicados de forma clara, objetiva e - mais uma vez - obvia para aquele que está interessado.
Quando entramos em uma loja de tênis, atualmente, já sabemos o básico sobre os diferentes modelos e preços. Porém, perguntamos coisas ao vendedor, porque queremos e precisamos saber. A história do modelo X daquela marca pode parecer desnecessária e "balela", mas não é. Isso gera valor. Isso transforma a consciência de marca. Isso vende.
Comunicar o óbvio não é subestimar a inteligência de ninguém. É respeitar o processo, o trabalho e o outro.



Comments