Minimalismo Digital: mais do que uma escolha, uma urgência
- Matheus Contador Soares
- Jul 7, 2025
- 1 min read
Terminei agora o livro Minimalismo Digital, de Cal Newport. É excelente. Transformador, mesmo. Desde que comecei a leitura, minha vida vem mudando de forma prática. Minha consciência, discernimento e qualidade de vida foram atualizados. A tomada de decisão ficou mais clara. O tempo parece mais meu. E, mais do que tudo, voltei a enxergar o que realmente tem valor no meu cotidiano.
O livro, no final, traz uma frase muito impactante: "O smartphone é o cavalo de Troia da economia da atenção". E, realmente, é. Se não soubermos usar os smartphones - e as mídias sociais digitais - como ferramentas ao nosso dispor, seremos (ou já somos) contaminados, corrompidos e dominados. Entregaremos nossos cliques, nossos dados, nosso tempo, nossa vida e nossa alma para os feeds infinitos e recompensas variáveis - e inúteis.
O texto de Newport coloca muitas declarações interessantes, e uma delas é sobre um profissional de gestão de mídias sociais que aprender a utilizar (ler e estudar) as redes sociais de forma - apenas - profissional. E isso é riquíssimo. Um profissional da área não precisa ser um viciado, ele pode ser - efetivamente - um cientista do setor.
Utilizar os smartphones e as mídias sociais como ferramentas utilitárias em nosso dia a dia, não deveria ser mais uma alternativa, mas, sim, uma necessidade em tempos caóticos digitais.
Minimalismo Digital não é só um estilo de vida, é um gesto de saúde, lucidez e liberdade.



Comments