Conectados Demais para Ouvir
- Matheus Contador Soares
- May 27, 2025
- 2 min read
Hoje em dia não nada mais valioso que nossos dados. Sim, nossas informações, interesses e hábitos. Empresas enriquecem cada dia mais comprando e vendendo nossos dados no mercado digital (principalmente dentro de Big Techs), para que nossa experiência nas plataformas seja hiperpersonalizada.
Eu poderia dizer que a nossa atenção é valiosa, mas parece que perdemos isso faz tempo. Daí vem o conceito de Economia da Atenção, que descreve como a atenção humana se tornou um recurso escasso e, por isso, extremamente valioso na era digital.
O fato de estarmos conectados, imersos, viciados e esgotados vem desse campo minado da atenção. Antes nossa atenção era disputada por familiares conversando, um grito de gol na rádio, o momento marcante da novela passando na televisão e, talvez, uma música chiclete na rua em frente a nossa casa. Mas e agora? Como fazemos para manter a atenção, se somos bombardeados por mil vídeos a cada 5 minutos, 20 notificações por hora e a falsa necessidade de estarmos em "tempo real em todos os lugares do mundo"?
Pois é. Não parece fácil, e não é.
Precisamos discernir o que está tomando a nossa atenção, e analisar se isso está afetando o que verdadeiramente importa: nossas relações interpessoais com pessoas próximas e amadas. Será que estamos conectados "de alma" ou apenas "em telas"? Será que estamos escutando ativamente o próximo, ou apenas buscando mais um "corte" que o defina nessa nossa caixinha humano-robótica de etiquetas? O que será de nós como seres humanos sociais e, como diria o filósofo, políticos?
É um alerta, sim. Depois dessa, vou até largar a tela e tentar escutar o silêncio… quem sabe ele ainda diga alguma coisa... até mais...



Comments